Quem somos Nossos Serviços Perguntas Frequentes Clique para acessar o Sistema de Agendamento On-line da Unidade de Feira de Santana
Conheça nossos serviços:

APARELHOS ORTODÔNTICOS REMOVÍVEIS

Os aparelhos ortodônticos removíveis, como o próprio nome diz, podem ser retirados pelo paciente. Estes tipos de aparelho promovem a movimentação dentária, melhorando o posicionamento dos dentes no sentido ântero-posterior, horizontal e vertical. Na maioria das vezes, esta é uma etapa inicial, facilitando a próxima fase com o uso dos aparelhos fixos.


APARELHOS ORTOPÉDICOS

Os aparelhos de ortopedia maxilar são muito úteis para o tratamento ortodôntico em caso de desarmonia esqueletal, entretanto, a grande dificuldade da ortopedia é a colaboração do paciente. Os aparelhos devem ser usados integralmente, para que se obtenha alterações neuromusculares e ósseas. Este tipo de aparelho atua durante o período de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável. Dentre os aparelhos ortopédicos mais comumente usados em nossas clínicas, poderemos citar:

PLACA DE AVANÇO DA MANDÍBULA

Estimula o crescimento mandibular, devendo ser usado integralmente em um período mínimo de 18 meses, atuando durante a fase de crescimento.

APARELHO EXTRA BUCAL

  Mantem os molares em posição (ancoragem).
  Inibe o crescimento maxilar.
  Movimenta os molares para trás (distalização).


É a soma das horas usadas durante o dia e a noite que faz o efeito deste aparelho, devendo ser instalado de maneira correta, orientado pelo profissional. É normal a sensação de pressão e discreta mobilidade nos dentes em que o aparelho se apóia, em decorrência da ação contínua do uso do aparelho.

DICAS PARA PACIENTES QUE USAM APARELHO ORTOPÉDICO OU ORTODÔNTICO REMOVÍVEL

  Normalmente nos primeiros 2 ou 3 dias após a colocação do aparelho, o paciente ainda se sentirá com um pouco de dificuldade para conversar. Um bom exercício para acostumar mais rápido com a placa é a leitura em voz alta. O excesso de saliva também é muito comum nesta fase.

  Usar o aparelho na quantidade de horas especificadas pelo Ortodontista, e o gosto da resina desaparecerá com o uso.do aparelho.

  Retirar o aparelho da boca na hora de alimentar-se e ingerir líquidos como sucos, refrigerantes. Ë permitido beber água com o aparelho; a escovação do aparelho e dos dentes deve ser muito rigorosa., sempre guardar os aparelhos na caixinhadada pelo Ortodontista.

  Para evitar o mau cheiro do aparelho, deve-se colocá-lo depois de escovado, em meio copo de água com uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes ou uma colher de sobremesa de bicarbonato, deixando-o na solução por 30 minutos, 3 vezes por semana.Nunca colocar o aparelho em água fervendo, pois irá deformá-lo.

APARELHOS ORTODÔNTICOS FIXOS

O aparelho ortodôntico fixo é composto por braquetes (colados aos dentes por um material adesivo) e arcos metálicos.
Os aparelhos fixos são muito eficientes para movimentações dentárias, alinhando, nivelando e engrenando os dentes. Um tratamento com aparelho otodôntico fixo dura em média 24 a 30 meses, dependendo da reação individual do organismo do paciente. Alguns casos mais complexos, ou no caso de respostas biológicas individuais lentas ou desfavoráveis, é comum se estender. Uma certa sensibilidade é normal principalmente na fase de colocação do aparelho; como também, um certo desconforto 24 a 48 horas após o ajuste praticado pelo Ortodontista.

APARELHOS ORTODÔNTICOS ESTÉTICOS

Hoje em dia existem aparelhos como os de cerâmica em que as peças de suporte (braquetes) se confundem com a coloração do dente, entretanto, estes aparelhos apresentam duas desvantagens. A primeira é que, devido ao atrito da cerâmica com o fio de aço, estes aparelhos são menos eficientes e podem estender a duração do tratamento. A segunda desvantagem é que, tem um custo bem maior que os aparelhos fixos de aço convencionais.

DICAS PARA QUEM USA APARELHOS FIXOS

  Usar o fio dental e escovar os dentes após todas as refeições, evitando futuras manchas e cáries. No mercado, existe vários tipos de escovas ortodônticas e passa-fios que ajudarão no uso do fio dental.

  Não comer alimentos duros nem pegajosos como: balas, chicletes, amendoim, pipoca; bem como colocar lápis e caneta na boca, evitando assim quebra de seu aparelho.

  Se alguma peça do aparelho estiver machucando, utilizar a cera que é dada pelo Ortodontista e agendar um retorno à clínica.

  Se estiver sentindo dores nos dentes após as ativações do aparelho, tomar um analgésico de costume para aliviar a dor.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO EM ADULTO

O processo de tratamento no adulto é similar ao adolescente, com pequenas diferenças:

  Adultos são mais susceptíveis a problemas periodontais (é necessário cuidado rigoroso com a higiene).

  Nos adultos, ausência de dentes, coroas ou próteses, podem afetar o engrenamento dental.

  Os dentes do adulto tem maior tendência a retornar a sua posição original, necessitando um período maior de contenção.

  Aparelhos ortopédicos não são efetivos na fase adulta, uma vez que não podemos contar com o crescimento.

  A integração entre ortodontista, periodontista, reabilitadores orais e cirurgião buco-maxilo-facial é muito importante para um bom resultado final.

APARELHOS DE CONTENÇÃO

Após o tratamento ortodôntico finalizado, há uma fase de contenção, feita em geral com aparelhos removíveis, pois os dentes mantêm uma tendência a retornar à sua posição original. Essa recidiva pode ser evitada se os pacientes seguirem as recomendações do Ortodontista durante o período de contenção, até chegar a estabilidade. Entretanto, não se pode esquecer que ao longo da vida poderão ocorrer alterações adversas na oclusão do paciente, decorrentes de várias causas, entre elas, a erupção dos terceiros molares, crescimento residual, respiração bucal, desgaste normal dos dentes e outros hábitos orais que estão fora do controle do Ortodontista.



IOB Feira de Santana
Rua Barão do Rio Branco nº 882, 7º andar - Centro
Ed. Dr. Augusto Freitas - Cobertura
Telefone: (75) 3223-7077
E-mail: iobbahia@iobarison.com.br
44001-535 - Feira de Santana - BA
Copyright IOB Bahia © 2009-2010  

Página Principal